Sobre a Revista
Política Editorial do Periódico Re(senhas)
1. Escopo e Foco
O escopo da revista abrange a publicação de trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento, com foco na disseminação de ideias e no diálogo entre diferentes contextos linguísticos e culturais. A revista incentiva a publicação de trabalhos que promovam a reflexão crítica e o debate acadêmico nas áreas das ciências humanas em geral, integrando desde a filosofia até as letras e comunicação social. Além disso, a revista também realiza o trabalho de publicação de anais de eventos em formato de resumos expandidos.
2. Objetivo
O periódico Re(senhas) tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento acadêmico por meio da publicação de traduções de capítulos, resenhas críticas bilíngues, sumários expandidos e ensaios. Focamos em obras recentes, incentivando a reflexão crítica e o diálogo entre diferentes contextos linguísticos e culturais.
3. Tipos de Manuscritos Aceitos
- Resenhas Críticas: Resenhas de no máximo 10 páginas que analisem obras lançadas nos últimos 5 anos (salvo exceções justificadas nos comentários da publicação), com um olhar crítico e reflexivo.
- Resenhas Poéticas: Resenhas de até 10 páginas de uma obra artística ou texto literário, se valendo principalmente de poesias autorais e/ou de outros autores em epígrafe, interpretadas à luz da filosofia, estudos literários e das ciências humanas.
- Resumos Expandidos : Manuscritos de, no mínimo, 3 páginas, estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os sumários devem proporcionar uma visão abrangente sobre o tema abordado.
- Ensaios: Ensaios ou artigos de opinião de até 10 páginas que apresentem uma análise ou discussão aprofundada sobre um tópico relevante, com rigor acadêmico.
- Relatos de experiência: Manuscritos de até 10 páginas, relatando uma experiência didático-pedagógica, se valendo de fundamentações teóricas para embasar as argumentações.
- Traduções de Capítulos: Traduções de obras acadêmicas cujos direitos autorais já tenham expirado.
- Posprint: comentários a artigos ou demais publicações científicas, não serão publicados em formato impresso.
4. Diretrizes de Submissão
- Todos os manuscritos devem estar acompanhados de, no mínimo, 10 referências bibliográficas que sustentem a argumentação apresentada.
- Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa e/ou inglesa e seguir as normas de formatação do periódico (preferencialmente ABNT ).
- O envio deve ser realizado através da plataforma de submissão do periódico, conforme as instruções detalhadas.
5. Processo de Avaliação
Os manuscritos submetidos passarão por um processo de avaliação por pares cegos, garantindo a qualidade e a relevância das publicações. O prazo para a avaliação dos manuscritos será de até 90 dias após a submissão. Os trabalhos deverão seguir o seguinte fluxo:
(1) se o trabalho condiz com o Foco e Escopo da revista, e (2) se as Diretrizes para Autores foram cumpridas. Os artigos aceitos nessa primeira fase são encaminhados para a avaliação do mérito no sistema de double blind review. Os manuscritos são avaliados considerando-se a relevância do tema estudado para a área, a redação, o encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas, a adequabilidade dos procedimentos metodológicos, a profundidade e a consistência das análises, o delineamento das conclusões e a relevância das contribuições. Esta etapa do processo de avaliação pode durar até 6 meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.
6. Ética e Plágio
A revista Re(senhas) segue rigorosamente as normas de ética na publicação. Os autores devem assegurar a originalidade de seus textos e a correta atribuição das fontes citadas.
Trabalhos que apresentem indícios de plágio não serão aceitos para publicação.
Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista e todas as referências a trabalhos de distinta autoria devem ser devidamente explicitadas, indicadas com aspas (no caso de citações diretas) e referenciadas no corpo do texto.
Na prevenção de plágios, encorajamos os revisores a comentarem acerca da originalidade das submissões e implementamos em todas as submissões o uso de software para identificação de plágio.
Esta revista segue diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) de prevenção ao plágio: https://publicationethics.org
7. Endogenia
Entendemos que consiste endogenia a publicação de mais de 20% autores oriundos de uma instituição. Em caso de excedentes os textos em geral aceitos serão direcionados para as futuras edições. Esta medida visa adequação da política editorial aos padrões de avaliações.
8. Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
9. Responsabilidade sobre o conteúdo
Nenhuma das organizações ou pessoas envolvidas no comitê ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos. Tal responsabilidade é inteiramente dos autores dos respectivos textos.
Todos os autores devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.
10. Contato
Para perguntas e mais informações, os autores podem entrar em contato com a equipe editorial simposiofil@gmail.com ou através da plataforma de submissão.
Esta política editorial visa estabelecer um padrão de qualidade e relevância para os manuscritos publicados, contribuindo para o avanço do conhecimento nas áreas abordadas.