Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores estão convidados a fazer uma submissão a esta revista. Todas as submissões serão avaliadas por um editor para determinar se atendem aos objetivos e escopo desta revista. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por pares antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Onde apropriado, a pesquisa deve ser aprovada por um comitê de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Um editor pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar o artigo. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

 

Política Editorial em relação ao uso da IA

Aceita-se a possibilidade do uso de IA generativa e tecnologias gerenciadas por IA para aprimoramento do texto em sua legibilidade, correções gramaticais, de normalização ou de estilo. No entanto, toda produção e revisão final deve ser realizada por seres humanos, evitando imprecisões, inadequações terminológicas ou conceituais geradas por IA.

Não é permitido o uso de IA generativa para criar ou alterar imagens no manuscrito. Podem ser utilizadas ferramentas baseadas em IA para melhoramento das imagens, sem alterar o seu conteúdo original

A responsabilidade total pelo conteúdo de seu trabalho é dos autores. Não é permitida a autoria, coautoria ou citação como autores de tecnologias com auxílio de IA.

Os textos são checados pelo detector de IA GPTzero e Plagius.

Verificação de Similaridade e Exclusividade de Textos

Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (Plagius) na etapa de designação das submissões. A revista também exige que o texto não tenha sido submetido a outra revista ao mesmo tempo. Em caso de verificação de plágio ou de envio conjunto, os responsáveis ficam proibidos de nova submissão à revista pelos próximos cinco anos.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.</li >
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

 

Diretrizes gerais para autores
Fonte: Calibri, tamanho 12.
Espaçamento: 1,5 linhas.
Margens: 2,5 cm em todos os lados.
Extensão: Um resumo expandido geralmente tem entre 800 e 1600 palavras. Linguagem: Utilize uma linguagem objetiva e acadêmica, evitando termos vagos ou redundantes.
Evite citações diretas longas: Priorize paráfrases ou menções breves.
Formato correto: Siga o estilo de citação exigido pela revista (por exemplo, ABNT).

1. Título

Deve ser claro, direto e refletir o tema central do trabalho.
Inclua subtítulos, se necessário, para especificar o foco da pesquisa.

________________________________

2. Introdução 

Apresente o contexto geral da pesquisa.
Indique a problemática, lacunas no conhecimento ou a relevância do tema.
Mencione o objetivo principal do estudo, bem como a relevância e a justificativa.

________________________________

3. Fundamentação Teórica 

Faça uma breve referência aos autores, conceitos ou teorias centrais que embasam o trabalho.
Conecte a fundamentação à pergunta ou hipótese de pesquisa. Pode fazer citações indiretas e diretas simples (sem recuo, no máximo 3 linhas)

________________________________

4. Metodologia 

Descreva os métodos de pesquisa utilizados (qualitativo, quantitativo, revisão bibliográfica, etnografia, etc.).
Indique as fontes, técnicas de coleta e análise de dados.
Explique o recorte temporal e espacial, se aplicável.

________________________________

5. Resultados e Discussão 

Apresente os principais resultados encontrados. Analise criticamente os resultados em relação aos objetivos e à fundamentação teórica.
Destaque a contribuição do trabalho para a área de estudo, faça uma revisão de outros trabalhos ligados a filosofia, procure citar trabalhos dos seus professores e orientadores.

________________________________

6. Conclusão 

Reforce as principais descobertas.
Indique implicações práticas, limitações e sugestões para pesquisas futuras.

________________________________

7. Palavras-chave

Escolha 3-5 palavras-chave relevantes para facilitar a indexação e a busca.

________________________________

8. Referências

Inclua as principais referências citadas no texto, seguindo o padrão exigido pela revista.
Certifique-se de que as citações no texto correspondem às referências listadas.
Coloque os links dos periódicos virtuais.
No mínimo 3 referências de bibliografias primárias, não há número máximo. 
 

Citações:

Citações diretas da obra são essenciais para justificar análises e críticas, pode ser utilizado citações recuadas longas. O modelo de citações utilizado atualmente é o (Autor, Data, p. XX), ou seja, somente as primeiras letras do sobrenome deverão ficar em maíuscula.

  1. As citações textuais diretas de até três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma fonte do texto (sem itálicos, exceto quando houver palavra em itálico no texto original) e entre aspas duplas;
  2. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas duplas, nem itálicos (exceto quando houver palavra em itálico no texto original), em espaço simples e em fonte tamanho 10. Em ambos os casos devem ser indicadas as referências das citações (Sobrenome, ano, página);
  3.  As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências. Esse recurso pode ser utilizado, quando necessário, para notas explicativas;
  4.  As citações e referências seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais são exemplificadas ao final dessas diretrizes;
  5.  As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPGTIF ou GIF), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A4 e devem seguir as normas da ABNT para citação.
  6.  Recomenda-se realizar a revisão dos textos e dos resumos com profissionais especializados.

Modelo de referências

8.1. Livros:

LARRAURI, Maite; MAX. La felicidad según Spinoza. València: Tàndem, 2003.

8.2. Artigos em periódicos:

DUTRA, Delamar José Volpato. O grande desafio da ética contemporânea: universalidade das regras e particularidade das ações. Dissertatio, Pelotas, n. 10, p. 75-96, 1999.

8.3. Livros Organizados ou Coletâneas:

TATIÁN, Diego (Comp.). Círculo Spinociano de la Argentina - Spinoza: Segundo Coloquio. Córdoba (Arg.): Altamira, 2006.

8.4. Capítulo de livros sem autor específico:

DELEUZE, Gilles. Spinoza e as Três Éticas. In: _____. Crítica e Clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. 1. ed. Rio de Janeiro: 34, p. 156-170, 1997. (Coleção Trans).

8.5. Capítulos de livro com autor específico:

SCHAUB, Marianne. Espinosa ou uma Filosofia Política Galilaica. In: CHÂTELET, François. (Org.). História da Filosofia. Tradução de Alexandre Gaspar et al. Lisboa: Dom Quixote, p. 123-154, 1981. 4 v.

8.6. Textos consultados na Internet:

BAYLE, Pierre. Spinoza. In: Dictionnaire Historique et Critique. Quatrième édition, Amsterdã: P. Brunel, 4 v.,  1730. Disponível em: <http://www.lib.uchicago.edu/efts/ARTFL/projects/dicos/BAYLE/search.fulltext.form.html>. Acesso em 04 jan. 2009.

8.7. Prefácios e outras partem com autor específico:

KOYRÉ, Alexandre. Prefácio e Notas. In: SPINOZA, B. Tratado da Reforma do Entendimento. Edição Bilíngüe Latim-Português. Tradução de Abílio Queirós. Lisboa: Edições 70, p. 11-19, 1987. (Textos Filosóficos).

 

  • Liste todas as obras citadas na resenha, incluindo a obra analisada.
  • Siga rigorosamente o formato exigido pela publicação ou instituição.

Ensaios

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.