O revérbero da vida: memorial de si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.71263/gengna27

Palavras-chave:

Formação acadêmica, caminho vocacional, trajetória profissional, mestrado

Resumo

A trajetória de toda uma existência trilhada e reinventado no transcorrer dos fatos e momentos de seus acontecimentos, geram aprendizado e memória de tão grande importância, que é capaz de mudar e impulsionar gerações. Caminhar, trilhar, refletir, questionar, elucidar, amadurecer e se reinventar, são passos que não se apartam do homem. Outrossim, o homem buscar traçar seu caminho e nele confronta-se com os tantos eu que o permeiam em volta, levando-o a uma construção e mudança no processo de ensino-aprendizado. Assim, este presente memorial tem como objetivo relatar a trajetória acadêmica e profissional construída ao longo dos últimos anos, destacando as principais experiências formativas, os caminhos percorridos no campo do conhecimento, caminho vocacional e mestrado, mas também, é parte integrante do processo de carreira no Mestrado Profissional em Filosofia. Uma contribuição para o desenvolvimento acadêmico de tantos quantos a ele recorrerem. Com efeito, fazer-se viver e/ou mergulhar na historicidade de outrem, é sem dúvidas uma atitude racional de escolha. Dessa forma, a contribuição a formação de outrem terá forma significativa no desenvolvimento da área e da transformação social através da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

NASCIMENTO, Carlos Arthur Ribeiro do. A moral de santo tomás de aquino: a segunda parte da suma de teologia. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2. ed. atu-al. São Paulo: Cortez, 2009.

PAULO FAITANIN, Introdução ao Tomismo: Tomás, o Tomismo & os Tomistas: uma breve apresentação. Cadernos da Aquinate, n. 11, Niterói, RJ, 2011: Instituto Aquinate.

RATZINGER, Joseph. Ser cristão na era neopagã. Campinas, São Paulo: Ecclesiae, 2014.

RODRIGUES, Augusto; GELAMO, Rodrigo pelloso. Ensino de filosofia: notas sobre o campo e sua constituição. REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, Uberlândia, v. 35, ed. 74, p. 813-853, maio/agosto 2021.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno principe. [Texto e ilustração]; tradução Angela das Neves. – 1. Ed. – Barueri, SP: Ciranda Cultural, 2016.

Publicado

2025-04-18

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Melo, J. W. de. (2025). O revérbero da vida: memorial de si. Re(senhas), 2(1), e25010. https://doi.org/10.71263/gengna27