O Imaginário na obra de Gaston Bachelard: Uma introdução à ontologia da  imagem poética

Authors

  • Breno Geraldo Araújo UECE Author

DOI:

https://doi.org/10.71263/fqa0zz58

Abstract

O presente artigo objetiva introduzir os principais conceitos e categorias sobre o imaginário poético na obra de Gaston Bachelard a partir das obras A Poética do Devaneio e A Poética do Espaço. A imagem poética é analisada como uma atividade de destaque, tendo em vista seu caráter amplo e o alcance das dimensões ontológicas. O devaneio poético é um exemplo chave para uma fenomenologia da imaginação, mas o devaneio ou o imaginário em si são práticas também analisadas e intrínsecas a vida psíquica e social. É o grau de influência que a relação dialética da imaginação com a vida que se permite analisar. Concepções Junguianas são trabalhadas por Bachelard como recurso de demonstração da imaginação como prática que expressa, de modo simbólico, o âmago do sujeito, assim como oferece pistas que direcionam a imaginação como ferramenta existencial e não somente literária. O potencial do devaneio é equivalente ao potencial do pensamento e da epistemologia, considerando que a origem do conhecimento e da imaginação são da mesma consciência. A objetividade científica, a partir das obras A Psicanálise do Fogo e A formação do Espírito Científico são explorados brevemente a título de exemplo neste trabalho, apenas para demonstrar como a cultura influencia no senso criativo e expansivo do devaneio poético. Contudo, o conhecimento quando precedido pela admiração, não se compromete, se reforça, pois a consciência do limite é o que permite a possibilidade de extensão epistemológica, assim como uma consciência que contempla o conhecido e o desconhecido, adquire uma visão mais aguçada. O devaneio poético, portanto, permite uma relação mais orgânica com a realidade e enseja condições de possibilidade de formas próprias e amplas de ser no mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: PESSANHA, José Américo Motta. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994. BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma Psicanálise do Conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Campinas: Verus, 2007

BACHELARD, Gaston. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática, 1988

ENCARNACIÓN; Agripina. Dicionário de imagens, símbolos, Mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013.

QUILLET, Pierre. Introdução ao Pensamento de Bachelard. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

GASPAR, Ana. Entre o Conceito e a Imagem: o lugar da psicanálise na obra de Gaston Bachelard. Lisboa: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2010.

Published

2025-09-22

Issue

Section

Dossiê Bachelard e o ensino de filosofia e ciências

How to Cite

Araújo, B. G. . (2025). O Imaginário na obra de Gaston Bachelard: Uma introdução à ontologia da  imagem poética. Re(senhas), 2(3), e25032. https://doi.org/10.71263/fqa0zz58