O Imaginário na obra de Gaston Bachelard: Uma introdução à ontologia da imagem poética
DOI:
https://doi.org/10.71263/fqa0zz58Resumo
O presente artigo objetiva introduzir os principais conceitos e categorias sobre o imaginário poético na obra de Gaston Bachelard a partir das obras A Poética do Devaneio e A Poética do Espaço. A imagem poética é analisada como uma atividade de destaque, tendo em vista seu caráter amplo e o alcance das dimensões ontológicas. O devaneio poético é um exemplo chave para uma fenomenologia da imaginação, mas o devaneio ou o imaginário em si são práticas também analisadas e intrínsecas a vida psíquica e social. É o grau de influência que a relação dialética da imaginação com a vida que se permite analisar. Concepções Junguianas são trabalhadas por Bachelard como recurso de demonstração da imaginação como prática que expressa, de modo simbólico, o âmago do sujeito, assim como oferece pistas que direcionam a imaginação como ferramenta existencial e não somente literária. O potencial do devaneio é equivalente ao potencial do pensamento e da epistemologia, considerando que a origem do conhecimento e da imaginação são da mesma consciência. A objetividade científica, a partir das obras A Psicanálise do Fogo e A formação do Espírito Científico são explorados brevemente a título de exemplo neste trabalho, apenas para demonstrar como a cultura influencia no senso criativo e expansivo do devaneio poético. Contudo, o conhecimento quando precedido pela admiração, não se compromete, se reforça, pois a consciência do limite é o que permite a possibilidade de extensão epistemológica, assim como uma consciência que contempla o conhecido e o desconhecido, adquire uma visão mais aguçada. O devaneio poético, portanto, permite uma relação mais orgânica com a realidade e enseja condições de possibilidade de formas próprias e amplas de ser no mundo.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. In: PESSANHA, José Américo Motta. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do Fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994. BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BACHELARD, Gaston. A Formação do Espírito Científico: Contribuição para uma Psicanálise do Conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
BACHELARD, Gaston. A intuição do instante. Campinas: Verus, 2007
BACHELARD, Gaston. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática, 1988
ENCARNACIÓN; Agripina. Dicionário de imagens, símbolos, Mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013.
QUILLET, Pierre. Introdução ao Pensamento de Bachelard. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
GASPAR, Ana. Entre o Conceito e a Imagem: o lugar da psicanálise na obra de Gaston Bachelard. Lisboa: Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Re(senhas)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.